Redução dos Custos - Covid-19

Standing Meeting

Como reduzir os custos do consultório se a flexibilização não acontecer?


Esta pergunta está deixando médicos preocupados. Pensando nisso,  entrei em contato com amigos médicos para entender suas necessidades e propor este apoio e, traçarmos  juntos, um plano de contingência para o momento.

Em primeiro lugar, o mais prudente é se apropriar da situação, conhecer os custos e avaliar as possibilidades de redução que poderá seguir essas etapas:

1- Fazer o levantamento de todos os contratos da clínica com terceiros (fornecedores de materiais, medicamentos, equipamentos e manutenção)

2- Identificar a redução dos custos variáveis em decorrência da diminuição ou suspensão dos atendimentos . (Contas como água, luz, telefone, materiais de limpeza...)

3- Analisar a folha de pagamento dos funcionários. (Identificando, com clareza, salários, bonificações, benefícios)

4- Ter clareza do fluxo de caixa dos próximos meses.

 

Com essas informações em mãos, é possível pensar em estratégias para enfrentar, de uma forma mais assertiva, este novo cenário na vida de todos! 


Algumas dicas que podem ajudar :

 

- Renegociar contratos de materiais e medicamentos, solicitando um prazo maior de pagamento tem sido uma boa saída para não ter que dispor deste recurso hoje. A fidelização dos clientes para os prestadores de serviço também é importante . 


- É preciso avaliar se o regime de contratação dos funcionários atende as exigências do governo para utilizar os benefícios previstos na MP 936/20, onde o governo permite a redução da jornada de trabalho com redução do salário proporcional, permitindo , assim , a manutenção dos empregos. 


Antes de qualquer tomada de decisão, é preciso muita sabedoria e um plano de ação estruturado para não agir apenas com a frieza dos números.